quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Pinheiro, Gurupi - MA / Capanema - PA

15.1.2009

Muita coisa aconteceu nesses últimos dias; por sinal todas muito positivas. A partir de uma entrevista para a rádio Pericumã de Pinheiro conheci um casal que está indo para Belém, também de bicicleta. Osmar é de Curitiba e Ana polonesa, mas ultimamente reside em São Luis. Os dois se conheceram na cidade dos azuleijos e estão indo ao Fórum. Engraçado como os caminhos se cruzam; é tanta sincronicidade que eu já nem sei mais. As coisas vão fluindo e agora estamos pedalando juntos ao Fórum.
No dia, almoçamos e fomos tomar um banho de rio para seguir na estrada. Agora em trio fica mais bonito e tendo uma mulher pedalando junto, dá para organizar mais as coisas. Em trio dá pra conversar, apostar uma corrida, brincar, cozinhar juntos, trocar idéias, compartilhar momentos e outras coisas mais.



A tarde rolou uma rodada de Jaca doada por um morador quando iamos beber água em sua casa. A noite foi incrível: conhecemos uma pessoa linda que nos preparou uma super janta por de baixo de jambeiros, foi uma mãe para gente. Como sobremesa me ofereceu um doce de goiaba, e perguntei se esse doce de goiaba era caseiro; a resposta veio logo em cima da pergunta, "Claro, minha mãe é quem faz". E eu num átimo não pude negar; veio o doce com creme de leite que a sobrinha Camila trouxe. De fato o doce tava uma delicia. Acampamos, e pela manhã um café reforçado que fizeram para gente, depois seguimos em viagem . Essa interação com as pessoas tem sido muito boa, essa troca, essas energias; acaba que nos tornamos parte da familia delas e nos tratam como se fossemos realmente da familia, indescritível.


O pedal de hoje correu bem, fluído, pegamos uma chuva forte até chegar a um abrigo onde preparamos nosso almoço. Voltamos a pedalar a tarde e o que me impressiona é como a paisagem vai se modificando - já é outra, assim se dá com as casas que não são mais de sapê, adobe, pau-a-pique, mas sim de madeira. Outra é a vegetação, são florestas loucas e vários contrastes, árvores enormes, lindas. Mas há o ´´progresso´´, são muitas as fazendas de gado .. são várias as madereiras ilegais, toras de madeira circulando pela estrada, enfim, o norte já se apresenta pra gente com suas belezas e seus trâmites.


Para rememorar os bons tempos que não se apagam: Fogueira, Chá e Chapati na noite. Foi o que aconteceu na noite somando a um altiplano onde acampamos.
20.1.2009

Pois bem, há tempos que não dou o ´´parecer´´, pudera: entrei no Brasil rural, e esse Brasil cada vez me impressionando, surpreende-me por sua diversidade étnica, cultural e florestal. Vê-se no rosto desse povo seus traços indígenas; toma-se conhecimento vasto das plantas, chás e remédios; a medicina popular, conhecimentos passados de geração à geração.
Deixo o Maranhão para trás através da ponte que corta por cima o rio Gurupi, onde o memorável Darcy Ribeiro se entregou às águas do rio e aos índios Guajajaras em anos de pesquisas. O rio Gurupi é a interseção entre o Maranhão e o Pará.
Pra mim, só estaria definitivamente no Pará depois da primeira tigela de Açaí, pois foi o que aconteceu; uma rodada de açaí por minha conta, pode botar senhor. Açaí, açúcar e farinha. E de farinha é que o pessoal gosta. Temos nos dado bem nesse percurso para Belém, cantamos, rimos um do outro, cozinhamos, aprendemos; enfim, em trio dá para agilizar melhor.
Pelo Pará ja se iniciam manifestações daqueles que vão ao Fórum Social Mundial - são muitas as expectativas para tal Fórum e são várias as iniciativas.
Agradecido estou pelas Reginas, Marias, Eteuvinas, Graças, Lurdes, Nazas, Franciscas, Helenas e tantas outras mulheres de espírito maternal, que com tanta humildade e amor incondicional nos tratam maravilhosamente como se fossemos seus filhos. Agradecido pelo aprendizado diário que a natureza trasmite. Agradecido pela moçada que tem acompanhado a viagem.
No Pará há um ditado que diz: ´´ Foi pro Pará parou, tomou açaí, ficou´´. E é de impressionar mesmo, não sei o que acontece, mas todos gostam. Frutinha doida essa, no Maranhão chamam-a de Juçara, vai saber... Dá numa palmeira linda, onde seu fruto fica em cachos. A safra do Açaí ta acabando, mas a do Cupuaçu está apenas começando. Para os mais íntimos Cupú, e que delícia é o suco. Vou lhes contar como preparam o suco do Cupú: Quebra-se o Cupú e retira-se a densa poupa das sementes. Em outro momento eles tiram o leite do coco e batem no liquidificador o cupú, o leite do coco e açúcar, põem pra gelar e voilá, tá pronto, uma delicia.
Tenho brincado muito com as crianças, ontem mesmo cantei muito em karaoké com um monte de criança, só músicas infantis, folclóricas, foi divertido. Tenho rido muito com as crianças e aprendido muito com elas, tenho pra mim a intuição das crianças. São lindas, algumas tantas.

Abraços Fraternos.
.......