segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Itarema - Jijoca

Tenho tido vários imprevistos durante essa jornada, e é apenas o começo dela. Já esqueci camisa ao tomar banho, perdi ontem uma bermuda, a lanterna. Antes de ontem a barraca quebrou, desperdicei a granola; enfim, levo isso com uma calma que me surpreende, exercitar a paciência tem sido uma das atividades durante essa viagem. Acalmar os nervos e planejar como irá ser o outro dia, os outros momentos me faz pensar melhor e cuidar dessas minhas desatenções.


Parto de Itarema como quem parte dizendo adeus ao que esquenta, o sol está escaldante e mesmo com tanto vento que fez derrubar e quebrar as varetas da barraca, o mormaço é incrivel, bom para os gringos que vem de ´´ruma´´ fugindo do frio de sua terra e ficam tão vermelhos com o calor que chega a ser engraçado. Saio às 15 horas depois de um bom banho e de ter lavado minhas roupas, a coisa dificil é lavar roupa, dá uma dor fudida nas costas, mas é isso, quando voltar da cidade coloco na maquina de lavar e espero secar e esperar secar é o melhor, aqui com o calor e o vento as roupas secam rapidinho. Pedalar ontem foi algo tão irreal, florestas de carnaúbas me rodeavam, o asfalto não estava lá essas coisas, mas quase não passavam carros, e quando pasavam vinham como quem vê o ´´cão´´.


De início queria chegar em Cruz, cidadezinha com ar de serra, gramados na praça, igreja bonitinha, ar de natal ainda, passei reto, fiz carreira até Jijoca, pois o sol já estava dando seu adeus e não queria pedalar a noite. Jijoca é uma área de preservação ambiental, cidadezinha que antescede Jericoacoara, uma das praias mais visitas por turistas do Brasil, do mundo. Eu nunca estive lá pra ver o que passa, só conheço por fotos e mal, mas penso em passar o fim do ano lá. Para chegar em Jijoca não foi fácil, digo que não foi fácil não pelo caminho, mas pelo cansaço que tive que correr contra o tempo, pedalei conversando com o sol, grande astro que ilumina os caminhos, o meu foi até 5:50.


Como ontem foi domingo, os bares estavam cheios, o forró truando e muita gente passando de moto, a moto é um dos transportes mais utilizados dessas localidades, são adolescentes, mulheres e homens que fazem uso; fácil ver 3 pessoas em uma moto, é objeto de desejo por eles. Ao escurecer, parei em uma bodega que estava fechada para descançar e aproveitar pra preparar uma das mais saborosas receitas da culinaria indígena, tapioca, mas a minha foi tapioca misturada com granola e azeite, de fato, deu vontade de comer mais, porém a goma tinha acabado, o jeito foi tomar um banho, arrumar as coisas, pegar a lanterna e seguir na estrada. Faltavam 4kms para chegar e a escuridão da estrada me deu medo, medo de não sei o que, mas cantei, cantei pras estrelas, pro meu caminho, para a natureza, e que beleza. Na entrada de Jijoca perguntei a um guia que passara de moto onde poderia armar uma barraca em um canto tranquilo, e ele me mandou ir para a pousada Gincoara que chegando lá dissesse que era amigo do guia Andeilson (acho que é esse o nome), pois não deu outra.

A pousada é muito agradável, possuindo várias árvores e um espaço amplo de estadia.

No mais, sinto saudade de todos, me fortaleço com essa saudade e com a força de quem está participando do projeto. Até breve, desejando a felicidade para todos e que venha o outro ano, 2009.

10 comentários:

  1. Ma o Hari tava ali fuçando no teu guarda roupa... o sono danado, tai como ma? jaja te ligo

    ResponderExcluir
  2. e aí Rô,
    realizando sonhos? fico feliz pela sua jornada, creio que será uma experiência única que elevará a sua espiritualidade através do contato direto com a mãe Terra, guardando no seu ser todas essas paisagens, sol, lua. Hoje lembrei muito de você e a nega me falou do blog.
    Estou muito feliz com todos os filhos e netos juntos. Saudades.
    Paz e luz
    Fátima Limaverde

    ResponderExcluir
  3. Nem sei dizer, to surpresa com o blog... com esse projeto concretizado! o blog é mais uma artimanha de replicar tamanha beleza e esse teu vigor (e isso é mto massa)! Espero 2009, me alimentar com e como ele: de acasos, sabedoria, paciência... Fico sem mais palavras. só coisas boas, capazes de enriquecer o olhar e sentimentos, reaver as práticas com mais esperança!!! Força, digo. Força nas pernas. hehehehe

    ResponderExcluir
  4. e ai rogerio,novamente aki o joselio de sao luis do maranhao,cara eu kero te dizer q vc tem uma força de vontade incrivel.Putz!!sou seu mais novo fã,rsrsrs.Feliz ano novo pra vc,saiba q oro por vc e vai dar ou seja ja esta dando td certo.E ai ajeitou a barraca?espera q esteja td bem e vê se nao eskece as roupas pelo caminho,rsrsrs.Flw brother!!vc eh um campeão

    ResponderExcluir
  5. Rogerio! que coragem heim? cheguei no teu blog pelo link do fórum DA Comunidade DO FSM.. INICIATIVA brilhante..es um homem de coragem!

    boa sorte!! quando chegas a Belém? precisando se comunique! tamo ae! anyzinhadias@hotmail.com

    abraços!

    ResponderExcluir
  6. feliz ano novo também rodrigão, felicidades e força na trajetória.

    ResponderExcluir
  7. Que perfeito antropologia ao vivo na carne todos os dias aproveita cada segundo que eu vou te acompanhando aqui \o/

    ResponderExcluir
  8. Imagino esse sol, uma loucura!
    rs
    E vc lavando roupa é?
    rsrs
    qria ver essa

    ResponderExcluir