segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Camocim - Parnaíba-PIAUI

Acordo cedo em Camocim e logo me embalo, dou uma volta pelo lado velho da cidade. Pelo o que aparenta Camocim é bem pacata, tranquila, mesmo tendo passado pelo processo de desenvolvimento do século XIX. Como passei a noite na Guarda Municipal conversando também a respeito da cidade, deu para colher algumas informações sobre o lugar. De Camocim se extraia o sal e o pescado que logo eram levados para as cidades maiores como Sobral, Teresina. A arquitetura antiga da localidade é muito linda, lembrei muito de Fortaleza , dos armazéns, da estação de trem, das casas da Av. da Universidade.
Em Camocim o que me chamou a atenção, além da sua arquitetura foi o uso da bicicleta por uma boa parte da população, diferente de outras cidades interioranas que tem como sonho de consumo e ideal de vida ter uma moto.


Pois bem, antes de sair de Camocim, vou dar uma olhada no alvorecer, e que alvorada que de tão encantadora que acabei barroando com a Esperança em um carro que estava estacionado... Me encaminho para Chaval, última cidade do Estado do Ceará, fazendo fronteira com o Piaui, nesse percurso de saida sou acompanhado por ´´seu Xavier´´ que não pestanejou em puxar uma conversa. Conversamos sobre a viagem de bicicleta, peguei algumas informações sobre o caminho e fiz carreira direto para Chaval.


Como havia perdido meu chapéu na travessia de Tatajuba-Camocim , em Barroquinha me encantei pelo chapéu que a moçada usava e logo tratei de comprar um. Sair da Praia e cair na estrada me gerou um tremendo choque, pois perceber que tenho a toda hora prestar atenção nos caminhões, nos carros, nos possíveis gatunos de beira de estrada, enfim, diferente dos movimentos dos mares, das águas, influenciado por elas meu caminho estava traçado. Como diz o outro: ´´Pé em deus e Fé na estrada´´, e foi o que fiz e tenho feito , mesmo não estando acostumado com a estrada, depois de ter passado um tempo pedalando pela a areia da praia, caí nela , em seus emaranhados de carnaúbas, e são tantas.

Ter acordado cedo para pedalar me fez tão bem, sentir o ar puro da natureza, os primeiros raios do sol, o desabrochar de uma estrada que me fez quebrar fronteiras, fronteiras estabelecidas, do Ceará/Piaui.


Mal acreditava e o sorriso de canto à canto surgiu espontaneamente como a vegetação da caatiga que quando dá uma chuvinha logo suas árvores se enverdecem, tornando o sertão mais bonito. Pois foi e logo depois de ter quebrado essas divisões que me pareceu como um corte de linhas, uma ruptura de estradas, logo segui para Parnaíba, cantando : ´´ Quanta Ladeira, Maria Quantas Ladeiras´´ e assim foi, muita ladeira e muita pernada.

Até que depois de muitas subidas e poucas descidas me encontro em Parnaíba-PI, ajeitando minha Esperança, fazendo seus devidos reparos para seguir ao Maranhão, ela tava precisando de alguns banhos de óleo e um perfume especial para continuar nessa longa jornada que se inicia agora.

À baixo, um amigo pedaleiro na porta da oficina .

13 comentários:

  1. Acredito que tu perdeu o chapéu nãããão... ;~~
    Mas esse que tu comprou é bonito.

    Que bom que tá dando tudo certo. =)

    Beijos..
    ;*

    ResponderExcluir
  2. e ai ma, todo bunito nas fotos?

    ResponderExcluir
  3. drigo, o novo chapeu é bonito, mas o capacete é imprescindivel.

    ResponderExcluir
  4. Continua em paz a sua jornada, amigo. Vai pela sombra, ops, quiz dizer: pelo acostamento. hehehe

    ResponderExcluir
  5. E ai mano brow!!beleza?!é bom receber mais noticias suas,e toma cuidado na estrada brother,ja ta chegado aki na minha terrinha(maranhao)rsrsrsrs

    Deus te acompanhe,sempre!!

    ResponderExcluir
  6. ei ma, comprei um oculos na dipoly por 30 reais oh, naquele mesmo esquema, aqueles oculos de bixa... mas ta massa, o bixo serve mesmo ; )

    ResponderExcluir
  7. rô,sua mãe diz muito cuidado meu filho.PEGUE SUA ESPERANÇA E VENHAM DE AVIÃO.RÔ, A PROMOÇÃO DA OI ACABOU.FIZ UMA NOVA E VOCÊ TEM QUE ENVIAR UM TORPEDO PARA 8864 COM A MENSAGEM "OI".MUITO BONITAS AS FOTOS.QUE NARIGÃO RÔ.E AÍ VOC~E ESTÁ GOSTANDO?NÃO ESTÁ CANSADO NÃO?CUIDADO COM OS MALANDROS.muito cuidado meu filho e que DEUS te acompanhe e te faça boa companhia.BEIJOS E SAUDADES.

    ResponderExcluir
  8. Oi rô!!
    Nossa, você já está chegando aqui!! Pena que não passará por São Luís!!!
    Lindas fotos e lindas históriasss!!!!
    Boa Viagem e cuidadooo!!

    ResponderExcluir
  9. Oba Rodrigo!!
    Comecei a acompanhar seu Blog, e tô na torcida para que corra tudo bem, que só apareçam boas pessoas em seu caminho.
    As fotos estão lindas, enchem os olhos!
    Bons ventos, boa cicloviagem, que chegue bem aqui na Cidade das Mangueiras.
    Bons ventos, abraço!

    ResponderExcluir
  10. Meu Brother... Bote Fé. Se eu soubesse antes q tu ia de bike. Eu tava com umas idéias malucas de ir de bike tbm. Até chamei um amigo mas desistimos. Muitoooo Iradoooo! Teu fã cara. Abraço e bote fé. Boa Sorte!

    ResponderExcluir
  11. Rúdrigu! ;*
    Eu cheguei hoje de viagem doida por notícias suas e nada...
    cadê homi?

    beijos.
    ;*

    ResponderExcluir
  12. Rodrigo,
    as fotos estão ótimas. Estou acompanhando todo seu percurso pelo seu blog.
    Te cuida!
    Beijinhos!!!

    Tetê

    ResponderExcluir