quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Parnaíba/PI - Morros/MA


Poderia viajar de carro, de ônibus, de avião, mas nenhum desses meios de transporte me fariam ver ou perceber tantas realidades, tantas culturas, manifestações de afeto, de troca de experiências e tantas outras situações que viajando de bicicleta tenho a feliz oportunidade de vivência-las.


Não seria o mesmo, agora, se tivesse tomado a decisão de ir ao Pará por outro meio de transporte que não fosse a bicicleta. Meu tempo não é o da chegada nem o da partida como acontece quando se viaja de carro ou avião, meu tempo é enquanto.


Passei por vilas de pescadores, por entre comunidades indígenas, atravessei rios e lagos, empurrei a bicicleta com todas as minhas forças e esperanças para poder chegar a um terreno que desse para seguir pedalando. Vi um pai ensinar ao filho os segredos e os mistérios da eletrônica da televisão, olhei pro céu e vi arco-íris e estrelas cadentes, tomei banho nú em rios e mares, acordei cedo, me alimentei bem e praticamente me exercito todos os dias. Chorei de tanta felicidade como de saudade das pessoas e derramei lagrimas pela confiança que depositam em mim, bem como das respostas de quem acompanha esta viagem.



Aprender com as perdas, com os dias tristes de sol quente, castigando a pele que as vezes nem calango aguenta, aprender com a judiação das más condições da pista, que consome energia, paciência. Saber lidar com as situações e se impor diante delas, decidindo a cada momento para onde ir, o que fazer, como fazer, sendo flexivel aos caminhos que se apresentam diariamente.



Vivendo intensamente e tendo consciência de que cada instante é único, aprendendo com as adversidades, a bicicleta tem me proporcionado viver um tanto isso.



Entrei no Piaui, fui à Parnaíba, tomei sorvete de bacurí, agora me encontro no Maranhão conhecendo o seu sonho ´´cor de rosa´´ que é o guaraná Jesus e escutando de praxe em todas as casas um pouco de reggae. Aqui o sol castiga, mas o inverno vem aí, hoje já se lançaram as chuvas e o pensamento do povo da terra é que o inverno vai ser bom. Com tanto sol a cerveja teria que ser gelada, e é.


Passei pelos pequenos lençóis maranhenses, pois de Tutóia a Barreirinhas( cidade linda às margens do Rio Preguiça, ponto de partida para quem vai aos Lençóis Maranhenses) peguei uma condução 4x4, pois sem ela seria impossivel de chegar em Barreirinhas. De Barreirinhas vim bater em Morros depois de uma longa caminhada. A chuva já se faz presente, fico eu sem saber como vão ser meus próximos dias, enfim, vão sendo ...

Feliz por saber que as coisas vão tudo na mais perfeita ordem, tudo na mais santa paz . Meia hora de abraços e beijos a vocês.






15 comentários:

  1. putz!!vc ja ta aki no Maranhao e em morros(q inveja)rsrsrsrs.É isso meu amigo,provou o guaraná jesus?eu adoro.rsrsrs
    olha!!tow super feliz q vc esta praticamente na metade da viagem,vc eh um guerreiro,eu nem te conheço pessoalmente e ja tenho orgulho de vc campeão.ateh a proxima!!
    DEUS EH FIEL!!!

    ResponderExcluir
  2. caba BOM rapaz, bixo bom... má, por aqui não muitas novidades. O Ícaro continua botando banca pra comer, eu vou começar a estudar, nossos pais estão de férias, e aqui ta quente que só. Macho, segue firme na força de quem? de quem ? de quem? Rééééé . Abraços Hari!

    ResponderExcluir
  3. AêêÊêê! =)

    Gostou do guaraná Jesus? ;P Eu particularmente não gosto. Mas só a experiência de experimentar já tá valendo. ;D
    Nesse instante eu tava lembrando de ti. Eu passei quase agora perto da tua casa.
    Fiquei encantada com esse post. É sempre bom ter notícias suas.
    Tô feliz por você! =)

    Beijinhos.. e fica bem!

    ;*

    ResponderExcluir
  4. Vais passar por aqui pela capital?? Espero que ocorra tudo certo na tua viagem! ^^

    ResponderExcluir
  5. São belas tuas palavras, estou amando ler sobre tua viagem!!

    O Rio e o Oceano

    Diz-se que, mesmo antes de um rio cair no oceano ele treme de medo.
    Olha para trás, para toda a jornada, os cumes, as montanhas, o longo caminho sinuoso através das florestas, através dos povoados, e vê à sua frente um oceano tão vasto que entrar nele nada mais é do que desaparecer para sempre.
    Mas não há outra maneira. O rio não pode voltar.
    Ninguém pode voltar, Voltar é impossível na existência.
    Você pode apenas ir em frente.
    O rio precisa se arriscar e entrar no oceano.
    E somente quando ele entra no oceano é que o medo desaparece.
    Porque apenas então o rio saberá que não se trata de desaparecer no oceano.
    Mas tornar-se oceano.
    Por um lado é desaparecimento, mas por outro lado é renascimento.
    Assim somos nós, voltar é impossível na existência.
    Você pode ir em frente e se arriscar...
    Coragem, torna-se oceano.
    (autor desconhecido)

    ResponderExcluir
  6. Ixi, legal esse ai texto de cima... Má! Agora é o que? Sã Sã Sã São Luís do MarÁ... Tu vais para lá?

    ResponderExcluir
  7. Grande viagem, lindas palavras...muitos pensamentos positivos a você Rodrigo, que tudo dê certo, colha bons frutos em teu caminho, o inverno amazônico e o Pará te aguardam tranquilos! forte abraço!

    ResponderExcluir
  8. o guaraná jesus, que comédia. rs
    fotos e palavras iradas. felicidades.

    ResponderExcluir
  9. William Monteiro
    Hola Rodrigo acho que você vai lembrar de mim, bem sou o rapaz dono da Lan Rause que você esteve na manhã do dia 10 sábado, bem desculpa ter visto o seu orkut é que fui reiniciar a maquina e olhei que você tinha deixado o msn e orkut abertos, não se preocupe eu fechei sei msn, bem e estava vendo que você não é de são luis e que esta em uma viagem, e que estava procurando um lugar para ficar, bem poderia eu te ajudar, mais fui a sua procura e não encontrei mais, bem olha só fiquei feliz com a sua historia e sua perceverança em querer vencer nesta viagem, até chegar em belém, bom tive o privilegio de conhece-lo pessoalmente desejo muita sorte, paz, luz que DEUS te abençoe e ilumine a sua Vida a cada dia, creia sempre na palavra de DEUS, por que ele é grande para fazer grandes obras, e eu sei que a obra que ele começou na tua vida, ele vai terminar, confie no DEUS que existe dentro de você abraços Fraternais William Monteiro !

    ResponderExcluir
  10. Alô Rodrigo,

    Venho acompanhando seu blog anonimamente, e essa descrição mexeu comigo!

    Parabéns pela energia, estarei pegando a mochila nesta próxima semana para São João do Tigre, cidade também maravilhosa, e estaremos curtindo essa lua cheia.

    Força aí!

    ResponderExcluir
  11. Sois fièr de toi, mon frère, tu t'en reviens de loin, tout au tour de la terre, la mort était au coin, de toutes tes aventures, de tous les continents, ton retour est très dur,mais sois fiÈr à present...

    ResponderExcluir
  12. na esperança que o dia chegue na coragem do olhar é força pra pedalar e muito mais pra cantar pq de passos leves se vai ao alto, ainda tem muito asfalto?

    cheiro de jasmim

    ResponderExcluir
  13. o ar falta, sim e ainda tem muito ar, mas ares bons, fluídos, continuos e bons ventos estão vindo, caminhos se encontrando, tomando rumos, outras veredas, a esperança, a esperança de chegar vem... Estou indo a Alcantâra, de lá me levou ao vento, pelo vento ... Agradecido por tudo isso .. sem meias palavras ...

    Rodrigo : )

    ResponderExcluir
  14. Cara eu admiro muito sua coragem, talvez por não ter...
    ...fico fascinado o quanto tu tens vivido com tanta alegria em viajar de bicicleta...
    putz cara parabens!!!!


    Augustinho...

    ResponderExcluir