terça-feira, 13 de janeiro de 2009

São Luis / Alcântara - MA


Chego em São Luís exaurido pela chuva, pela BR, muitas subidas, pista danificada, carreteiros em alta velocidade, enfim, sou puro cansaço. Confesso que me espantei, claro, depois de vir em uma viagem tranquila, ora pela praia, ora por vias estaduais, caio logo em uma BR em fim de férias. Era fim de tarde quando encontrei-me diante daquele movimento todo de qualquer cidade, por dizer: carros, barulho, poluição de todo lado, sujeira, ignorância, egoismo e outras coisas mais.

Utilizando do artifício de ´´universiotário´´ fui tratar de passar a noite na Estadual ( UEMA ), e lembrando do velho ditado que diz: ´´ Quem tem boca váia Roma´´ fui atrás de saber no departamento de assuntos estudantis se poderia acampar por lá, sempre falando do projeto e do Fórum. Não havia ninguém responsavel pelos assuntos estudantis, depois de alguns vais e vens, conheço uma moçada do DCE que então me recepcionam ao ilustre Reitor da UEMA para que eu pudesse receber a ordem de que realmente poderia passar a noite na faculdade. Pernoito na faculdade, curtindo um pouco de reggae da galera, conhecendo-os e conhecendo o que se passa na cidade. No outro dia fico informando que o almoço é de graça no RU e logo dei graças.
Comendo mariola, resolvo me banhar e logo começar meu ritual para seguir ao centro histórico. ´´São demais os perigos dessa vida´´ como diria o poeta e camarada Vinícius de ´´tantas morais´´. Cidade Grande tem gente que dorme com um olho aberto e o outro fechado, e são demais esses perigos e gatunos. Pois bem, vim bater na Rua Formosa onde me hospedei na pousada Alcantaria quase ao lado do jornal pequeno, onde logo tentei fazer alguns contatos com a redação do tal jornal, mas todos malogrados.
E na cidade dos azulejos o que não falta são eles, de todo jeito, pra todo gosto, um mais esmerado do que o outro. E também não faltam histórias por aqui. Ah se esses azulejos falassem, se esses sobrados, ruínas de casarões, ladeiras, paredes falassem nos contariam toda a história, nua e crua. E há história de canto à canto aqui, algumas ladeiras me falaram do sofrimento para que elas fossem feitas, falaram do sofrimentos dos negros ao subirem as ladeiras com pedras, usando das coxas para fazer a telha ( e vem dai a expressão feito nas coxas), nos malfazejos dos capatazes, falaram também da malandragem do povo, dos crimes e castigos do império, das injúrias e fofocas das donzelas da corte. A arquitetura do centro histórico em particular é muito rica, digo rica pela sua estética, pelos detalhes, pelo trabalho artesanal das portas, ferrolhos e outros objetos.
Se hospedaram na pousada dois camaradas de Florianópolis que estam viajando de carona para o Fórum. No café da manhã trocamos umas idéias bacanas sobre rota de viagem, de onde viemos, para onde vamos, enfim rapaziada gente boa. Pois disso, desses caminhos cruzados, o meu caminho mudou, pois vou a Alcantâra conhecer e viver mais um pouco de história do Brasil.

Pego a embarcação tendo dificuldades para aportar a Esperança em seu devido local, depois disso só alegria, sentei perto da proa desfrutando a paisagem vendo São Luis ficar distante e olhando sempre ao mar, o desejando, e vi um golfinho, vida de baixo d´agua. Chego em Alcantâra já está noite, a vontade é de tomar aquela gelada e me resolver como irei passar a noite, ando um pouco por outras ladeiras, essas agora bem mais rústicas. Não sei bem sobre a real história de Alcantâra, pelo que escutei parece que a cidade servia como proteção da baia. O que encontrei foram ruínas de sobrados, outras construções gigantescas para a época feitas de pedra, óleo de baleia e outras substâncias para dar liga. Vi vários canhões, sentinelas, palácio do governo, visitei o museu de uma família importante para aquele tempo, enfim, passeio turistico e tirei fotos também.

A baia é linda, um visual deslumbrante, dá vontade de botar no bolso e tirar depois pra vocês.

Depois de almoçar em Alcantâra pego a estrada e venho me embora para Pinheiro. Comendo manga no meio do caminho, conversando com as pessoas, recebendo ao longe um agrado gestual de uma familia venho bater em Pinheiro.

´´Quando se tá longe um pequeno gesto vira muito´´ . Amo vocêS! : ) ..

13 comentários:

  1. putz..poxa entrei em contato nakele dia contigo pela noite e nem tchum...a ligaçao caia,mas em belem a gente se ver mano,espero q tenha gostado do pouquinho q conheceu da minha cidade
    flw

    ResponderExcluir
  2. Sou louca pra conhecer São Luís. Conheça, experimente, viva e sinta tudo o que puder.
    Ainda bem que você está bem. =)
    Beijinhos.
    ;*

    ResponderExcluir
  3. só na manga hein!? que lugar massa a cidade de azulejos. rs essa casa que tu ficou é bonitona.
    valeu cara!

    ResponderExcluir
  4. Digão!!!!!!!!!!!!

    Aproveita o calordo Maranhão,pois o calor do Pará é bem pior do que qualquer outro que você possa imaginar! Passei mau várias vezes com o calozão de lá, viu!

    Parabéns pelo blog, parabéns pela viagem,parabéns por esse projeto lindo,parabéns por essa vida!!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, sou de Belém e estou acompanhando o blog, já li todos os posts e cada vez mais ansioso para ver as novidades.

    Deus te guarde!

    ResponderExcluir
  6. macho, o icaro me deu um mordao no olho, ta doendo.. mamae trouxe um bucado de bonecos e bonecas para ele simplesmente destroçar... to com sono da porra e o bixo acabou de acordar, vai começar a se danar... tudo bem contigo?

    ResponderExcluir
  7. eu tb acompanho direto aqui! só que ainda n tinha deixado comentário! Parabéns, cara! Muita força nessa longa caminhada e logo logo estás em terras paraenses! Por aqui vais poder comer manga qualquer hra pelas ruas... elas caem qdo menos a gente espera!=D

    Beijão

    ResponderExcluir
  8. macho.. tu ja sei pq tu ta forte... é pq tu gosta de nadar borboleta!

    ResponderExcluir
  9. olá irmão, realmente deve estar sendo maravilhoso tudo o que você tem visto e conhecido, tenho acompanhado sua jornada e sempre enviando boas vibrações . Aguardo você aqui em castanhal/PA. Abração

    ResponderExcluir
  10. publica! publica! publica!
    desde do dia 13, pô!

    ResponderExcluir
  11. Rodrigo, vou pro Forum também, fiquei sabendo do seu blog pela comunidade do orkut! Vim espiar!
    Muito legal, já fiz viagem de bike e pretendo fazer outras! Que esteja sendo ótimo pra você mente, alma e corpo!

    Posta mais!
    Beijo e bons caminhos!

    ResponderExcluir
  12. Caminhos cruzados...

    Viajar é isso: se conhecer... cruzar caminhos...

    Axé do pessoal de Floripa, aqueles do "caminho cruzado", de algum lugar do Brasil...

    Força no amar!!!

    Saravá!!!

    ResponderExcluir