sábado, 27 de dezembro de 2008

Lagoinha-Mundaú-Baleia-Itarema

26 & 27/12/2008 No caminho das algas .. .

Navegar é preciso, por terra, por mar, além mar, e quantos mistérios possuem esse mar, mar de odoiá, inaê, iemanjá, mar de poesia, de bravos homens que levantam leme e se vão a perderem no horizonte, mar de amores, de sabores, naveguemos e sigamos na sonoridade desse mar.
Acordo cedinho com a vista do mar em minha janela, três lindas crianças me visitaram, duas meninas e seu irmão, todos simpáticos. Da janela, ainda amanhecia, e da noite passada que tive que desmontar a bagagem da bicicleta para colocar dentro da barraca e dormir mais tranquilamente, coisas de gente urbana, pois bem, tive que ajeitar tudo de novo. Ando me acostumando com tal atividade e no mais serve para que eu me organize cada vez mais, tanto na bagagem como no meu roteiro de chegada e partida. Logo cedo resolvo começar a pedalar pela praia, a maré estava baixa e a areia propicia para esticar até Mundaú, 40km de um litoral paradisiáco. No caminho o céu se escondia em nuvens, choveu um pedaço em cima de nós dois, a esperança tem aguentado legal o percurso pela praia, quando subir para a estrada ela vai levar um banho de perfume.


Fleixeras passou como outras praias, crianças catando marisco na beira da praia, pescadores se lançando ao mar com suas canoas paquete que são abertas no meio e possuem duas velas, dois lemes. Esses pescadores passam de semanas no mar longe da familia, dos filhos, das mulheres, da terra firme; com 3 garrafas de 60 litros de água, comem no mar, dorme no mar, se sustenta dele e sonhonham por ele.

Chego em Mundaú às 10:25 e logo vou fazer meu segundo desjejum com tapioca, suco de maracujá, café e ovos para depois me deliciar com aquele banho de cuia. Vim atrás de uma ´´LanHouse´´ para dar notícias e saber o que passa no mundo, daqui, a próxima estação será na praia da Baleia, fiquei sabendo que amanha terá uma regata de canoa ou jangada. Tenho que atravessar de balsa para poder chegar do outro lado e seguir até Baleia, não sei o que me espera, o mar completa seu ciclo de cheia agora e isso é muito perigoso para quem depende dele para ir e vir, não poderei pedalar até o fim da tarde, engraçado, mas ainda não dei um ´´tibum´´ no mar, vou conhecer Mundau que como praia é uma delicia, mar azulzinho e seu povo super acolhedor. Ao atravessar a balsa encontro com alguns amigos do meu irmão que por acaso estavam se deleitando com o banho de lagoa. Exercitando a memória, mando beijo para as moças e um abraço para os machos . Joana, Viviane, Marcela, Daniel, Emanuel e Pedro.
....
Tenho apanhado da tecnologia dessas maquinas digitais, perdi algumas fotos na mal-dita lanhouse que fui ontem e ainda mais a internet lá, era cara e muito lenta, ironias do destino meu, enfim, da próxima vez espero outra melhor. Vou postar o meu dia hoje, mesmo que fique grande e que ninguém leia, vejam as fotos.
...
Começo cedo hoje, no mesmo processo de todos os dias, montar, desmontar e ir, ir com a esperança de chegar, esperança que vibra sonoricamente no simples rodar da bicicleta. Logo passo por várias comunidades pesqueiras, sempre perguntando aonde iria dar meu caminho, minhas direções, alguns me recebiam bem, amistosos, outros nem tanto, tudo bem, forasteiro é visto com outros olhos. Percorro alguns quilometros quando percebo que meu velocimetro pifara, talvez a água salgada misturado com areia e maresia tenham feito isso com ele. Tenho pago todos os meus pecados ultimamente, hoje andei dois trechos empurrando a bicicleta na areia fofa, uma na praia outra no mangue.


Vi um golfinho morto na beira da praia, como a vida é, conversei com um pescador que disse que é comum acontecer tal fato, o golfinho encalha e pronto, assim como tartarugas e outros peixer que se perdem de sua rota, no inverno é mais comum isso acontecer.
Hoje foi um dia surreal, cemitérios nas dunas, muito forró e cachaça no bar da balsa que atravessava as moitas para a enseada dos patos. Dei um tempo vendo a moçada jogando sinuca, de tanto cansaço, não me atrevi a jogar uma partida, fiquei esperando o sol esfriar para assim atravessar, mas o que queria comentar é que a sinuca é um jogo muito interessante, jogo de malandro, jogo de intelectual.
Depois de estradas de carroçal que é de terra batida ou piçarra, acabei caindo na pista, no asfalto, confesso que estava com saudade da estrada, também a esperança tava baqueada, corrente seca, estralando, dava uma dor vê ela assim, e também queria pegar a estrada por que nela tem descidas intermináveis. Já estou em Itarema, não sei se vou a Almofala hoje (domingo) conhecer a comunidade indigena de Tremenbé.

Ontem (sábado) dei um super banho na bike, tava precisando passar um óleozinho, tomar uma ducha, hoje ela tá só o bombom, deslizando do asfalto.

Pensamentos me tomam, a ficha anda caindo e eu vibrando feito louco para a imensidão do mundo, o universo é algo mágico, o amor ainda mais, e nesses momentos a esperança é só deleite. Preferia não falar nada, as vezes prefiro até, as palavras não dizem o que realmente sentimos, só o que a gente pensa, a minha sensação de está se jogando nesta jornada é algo ... sem palavras , acho que vou postar as fotos e até mais, beijos e abraço calorosos, para aqueles que estão acompanhando de perto, fico feliz por tudo, nos vemos por estas veredas ou quem sabe no FSM.


Alguns cenários do caminho, só desfrute ...



até a próxima estação .. .


5 comentários:

  1. Nossa Rúdrigu. Emocionante.
    As fotos estao lindas.. Imagino como deve ser ver e viver tudo isso.

    Vc deve estar cansado mesmo.. negando uma sinuquinha.. hehehe.. lembrei das nossas partidas na D.Fátima.

    Muita energia pra vc.
    beijos e saudades.
    =*

    ResponderExcluir
  2. xibaxibaxiba xibaxibaxiba xiba xibatAda de Banga!
    Hari diz: Papai, porra, so muito macho, cade meu titio???
    Ei má, é massa tomar coca e comer biscoito com o Ícaro... Botei ração pra ele, o bixo nem quis...

    ResponderExcluir
  3. e ai rodrigão,novamento o joselio de sao luis acompanhando essa grande aventura e tbm orando por vc pra seja com paz e segurança a belem do pará.Nossa a cada dia eu fico ancioso pelas noticias e fotos do blog.Continue nessa força,vc eh guerreiro

    ResponderExcluir
  4. Rodrigo querido! que bom que vc tá botando o pé no mundo, indo respirar ar puro! fiz esse percurso da praia em julho, é bom demais! tu já passou por icaraizinho de amontada? chega lá que vale a pena, é daqueles cantos que se planeja passar um dia e passa quatro... fico feliz de tu tá experimentando a vida de um jeito tão gostoso... feliz e empolgada! hehehe doida pra ir também!
    beijo no coração, amigo pedaleiro!

    ResponderExcluir
  5. Rô essa foto da sua sombra etá perfeitaa!
    égua viajar passando pelas praias deve ser mara!
    só fiquei triste pelo golfinho, + é a vida né?
    bjãozão!

    ResponderExcluir