sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Lagoinha

São Gonçalo do Amarante - Lagoinha 25/12/2008





Depois de um dia com as meninas da casa para não dizer moças, da janela azul, hoje fora dia de deixar cortar o cabelo, fazer tapioca, lavar a roupa e ajeitar as roupas no alforje. Era Natal, e nem parecia, dia anterior vimos uma estrela cadente cortando o céu estrelado. Uma tentativa de jogar War II, porém malograda para a alegria de todos, suzy irmã de Cris, com toda sua alegria e animação para um lado e para o outro na casa, escutando músicas de várias linguas, gostei muito de conhecê-la, aliás, toda sua familia.





O almoço delicioso preparado por D. Mocinha com sua filha Crisfiane deu uma boa energia e uma boa canceira de só fica no sofá e não querer mais nada na vida, por um tempo. O sol da tarde ardia na pele, protetor solar nela, chapéu de palhana cabeça, óculos e vamo embora. Mais outra despedida, essa, cheia de alegria e emoções.




A estrada se fez em carcarás voando no céu azul, cajueiros e carnaúbas, essas são bem típicas da vegetação daqui. Eu movimentado pelos pensamentos, saudades e esperanças de mais um dia de viagem. O asfalto contribuiu bastante na pedalada de 70km até Lagoinha. Coqueirais que me fizeram parar, deixar a bicicleta encostada e catar alguns cocos para o lanche, os coqueirais fazem parte da cena de LAgoinha, a maior parte de cocos que se toma na capital vem diretamente daqui, é coco para se banhar.


Restava pouco tempo para o sol dar lugar à noite, e então apressei o passao para chegar logo nessa bem dita lagoinha, com o que restava de luminosidade, deu tempo de entrar e contemplar o mar numa vista panorâmica do mirante. Lagoinha para os moradores é um paraiso, e de fato, praia com o mar tranquilo, com falésias, coqueirais. De tanta beleza natural que possui, a praia vem sendo alvo das expeculções imobiliárias por parte dos estrangeiros, em sua maioria.


No mirante com a bicicleta descançando, encostada na mureta, um senhorzinho franzino, com chapéu de palha muito charmoso veio em minha direção prosear uma conversa, na qual se prolongou por mais de duas horas. Me chamando de ´´seu zé´´. Seu Cosmo é o nome dessa figura, pescador desde os 9 anos de idade é um dos mais antigos da equipe de Lagoinha, e como sendo pescador o que não faltou foi estórias para contar ... desde sua familia ao atual presidente Lula que para ele, não existiria homem igual, enfim, seu Cosmo me falou das marés, dos ventos terrais, homem sem estudos, mas de uma grandeza muito grande, tinha orgulho do seu paquete, para outros desconhecidos pode ser chamado da memorável jangada. Na fé de São Francisco de Assis o pescador só adentrava ao mar devotando o santo; criticou a igreja dos crentes e falava por demais de peixe e mais meia duzia de palavras que eu não consegui distingui-las, por fim, me despedi de Cosmo e de sua familia e me encaminhei à praia montar a barraca, e aqui estou, boa noite.

7 comentários:

  1. Que legal!
    É bom saber que as pessoas estão te acolhendo. Também né.. com esse rostinho bonito e com essa simpatia... ;P
    E aí? Tá dando pra tirar aquele cochilo que tu adora? hehehehe

    beijos..
    ;*

    ResponderExcluir
  2. legal rodrigo,que bom q sabemos q esta ocorrendo tudo bem na sua viagem...
    gostei das primeiras fotos.

    flw

    ResponderExcluir
  3. ah q vontade d conversar com esse sr. Cosmo.
    todos estão com vc nessa viagem msm q em pensamento
    bjão

    ResponderExcluir
  4. Oiii Rodrigo!!!

    A galera da comu. do FSM tá te acompanhando e torcendo pra que dê tudo certo com vc nessa jornada!!!

    Nosso Brasilzão éh show, tenho certeza que seu caminho tá cheio de pessoas assim super receptivas!!!

    Força aê!

    Bju*

    Ah...sou do Marajó!!!
    Tou torcendo por vc!!!

    ResponderExcluir
  5. parabens pela tua atitude. eu adoraria contribuir com a sua aventura, e quem sabe numa proxima vez juntar-me a voce, com a minha bike.
    um abracao e nao deixe o cansaco te abater

    ResponderExcluir
  6. Olha aÊ, que lindooooooo!!
    Bem que eu acertara sobre esse moço, idéias e alma limpinha, limpinha!
    Adorei, força e paz!
    bjo grande!

    ResponderExcluir